Um novo cenário nas nascentes do Rio Tietê

O Programa Parque Várzeas do Tietê (PVT) compõe o conjunto de estratégias do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) para reduzir as enchentes na Região Metropolitana de São Paulo por meio da recuperação e preservação de áreas de várzeas na Bacia do Alto Tietê.

O Programa inova ao transformar áreas de várzeas em parques públicos, evitando a ocupação irregular. Articula ações abrangendo reassentamento habitacional, obras hidráulicas, restauro florestal, implantação de núcleos de lazer, ciclovias e via parque, bem como educação ambiental e empoderamento social.

O desenvolvimento social é visto como resultado necessário do projeto e para promover o engajamento da população – parte interessada central do Programa – são desenvolvidas estratégias para uma relação de colaboração, garantindo a sustentabilidade dos benefícios entregues.

Sob gestão do DAEE e com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa prevê a implantação de um parque linear com 75 quilômetros de extensão e 107 km2 de área, unindo o Parque Ecológico do Tietê, no bairro da Penha, na Zona Leste da Capital, ao Parque Nascentes do Tietê, no município de Salesópolis.

Em sua etapa atual, que abrange os municípios de São Paulo e Guarulhos, o Programa já traz os resultados esperados, beneficiando diretamente vários bairros da Zona Leste de São Paulo e Guarulhos. Além da redução das enchentes, foram implantadas duas novas áreas de lazer, beneficiando milhares de pessoas da região de São Miguel Paulista. O Núcleo de Lazer Itaim Biacica e o Parque Helena totalizam mais de 380 mil metros quadrados de área verde com ampla estrutura de
lazer e esporte para a população. “Esse parque vem somar ações de cunho ambiental e social”, de acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, durante inauguração do Parque Helena.

A etapa futura do Programa – prevista para o período de 2020 a 2025 -, terá uma nova frente de atuação: a redução da poluição difusa no trecho do Rio Tietê em Mogi das Cruzes e Salesópolis, onde está a nascente. A poluição difusa, como o próprio nome sugere, tem origens diversas, como lixo acumulado nas ruas e calçadas.

 

Marta Maria Alcione Pereira

Coordenadora do Programa Várzeas do Tietê