União Para Gestão das Águas

 

A Associação Caminho das Águas de Tijucas, é a Entidade Executiva junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão e da Madre, e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tijucas e Biguaçu.

 

A ACAT é uma organização civil de direito privado, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Tijucas/SC, tendo como abrangência as áreas das bacias hidrográficas dos rios Biguaçu, Camboriú, Cubatão, Madre e Tijucas e outras bacias hidrográficas contíguas. Foi fundada em 07 de maio de 2008 e desde então, vem executando atividades relacionadas à gestão de recursos hídricos.

 

Como coordenadora geral da ACAT junto aos Comitês de Bacias, a bióloga Aline Luiza Tomazi destaca que “é um processo desafiador e ao mesmo tempo motivante, à medida que os resultados positivos têm sido obtidos”.

 

Hoje a ACAT conta equipe formada por um Coordenador Geral, três Técnicos de Nível Superior, um Técnico Administrativo e um Auxiliar Administrativo. Há ainda a assessoria permanente de empresa de comunicação, designer gráfico e contabilidade e assessoria jurídica conforme demanda. Esta equipe trabalha o conjunto de metas e ações dos três Comitês de Bacias, e tornam a atuação dos comitês mais forte e organizada.

 

A Coordenadora Aline Tomazi destaca que profissionais contratados tem experiência na atividade e já atuavam historicamente nos Comitês Camboriú, Cubatão ou Tijucas Biguaçu, e que passaram por diferentes processos seletivos em momentos passados. Esta equipe atende as demandas dos três comitês especialmente na organização interna, planejamento, comunicação, mobilização e articulação social, capacitações, promoção de reuniões e eventos diversos, execução orçamentária e financeira. Em cada Comitê atua um Técnico de Nível Superior, por 20 horas semanais, que articula com o Comitê, Coordenador Geral e Técnico Administrativo e Assessoria de Comunicação a execução das atividades demandadas.

 

Por fim, Aline pondera que “Os recursos financeiros disponibilizados atendem aos indicadores e metas estabelecidos no Chamamento Público Nº 005/2016. Porém, os Comitês apresentam demandas de atividades adicionais àquelas previstas neste Edital e que infelizmente não estão podendo ser atendidas integralmente.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *