Avenida-Olhos-dAgua---VILA-CIDADA

A Vila Cidadã é um ambiente concebido pelo Processo Fórum Cidadão e acontecerá ao lado do Estádio Nacional Mané Garrincha numa área de mais de 10 mil metros quadrados.

Trata-se de um espaço gratuito e aberto ao público do 8º Fórum Mundial da Água onde as pessoas poderão participar de atividades formativas, culturais, interativas, sensoriais e de construção de diálogos voltados para melhorar o uso da água. É um espaço aberto a todos que quiserem participar.

O objetivo da Vila Cidadã é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água, além de promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano.

A Vila Cidadã é um espaço para todos! Jovens, adultos, crianças.

A sociedade brasileira, bem como todos os visitantes de outros países, poderá desfrutar de um ambiente agregador e interativo tendo como tema central o uso consciente da água.

Após o credenciamento, o participante terá logo na entrada da Vila Cidadã, um ambiente de imersão para seu primeiro contato com o “cuidar das águas”, onde ele assistirá vídeos de informação e de conhecimento sobre os recursos hídricos e os espaços de integração na Vila.

Água será a porta de entrada dos visitantes para a Vila Cidadã, um espaço de entretenimento e educação aberto a toda a população durante o 8º Fórum Mundial da Água.

Ao longo do trajeto, exposições de fotografias estarão espalhadas pela Avenida destacando a importância da água na vida das pessoas.

No Mercado de Soluções o participante terá encontro com 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, todas relacionadas a boas práticas no uso da água. A ideia é que os visitantes percebam que podem replicar as iniciativas ou criar suas próprias soluções.

No centro da Vila, teremos uma grande praça de integração entre os participantes que ainda contarão com um Coreto onde se desenvolverão várias apresentações e oficinas.

A Vila Cidadã também contará com uma Sala de Diálogos, onde participantes de todo o planeta poderão debater e compartilhar vários diálogos e oficinas dentro da temática da água, entre elas, atividades com jovens, comitês de bacia, indígenas, comunidades tradicionais e outros segmentos da sociedade.

Numa grande Arena com capacidade para 300 pessoas, a Vila abrigará conferências, apresentações e talk shows com convidados nacionais e internacionais. A arena será também um ponto de encontro para o diálogo e a interação entre os participantes das diversas áreas do 8º Fórum.

Unindo os temas água e meio ambiente e relacioná-los ao cotidiano das pessoas é a ideia do espaço Green Nation, que terá caráter educativo e interativo e contará com cenários imersivos, voltado para visitantes de todas as idades.

A Vila Cidadã ainda contará com o Espaço Brasília com ampla programação de atividades para apresentar a capital do país, cidade-sede do 8º Fórum Mundial da Água, inclusive um espaço dedicado às crianças, o Espaço Kids.

No contexto geral, a Vila Cidadã será um espaço de muito diálogo, integração e compartilhamento de ideias e soluções para a água e terá uma média de 5.000 pessoas nas atividades ali previstas.

Fórum Cidadão em Números

tabelaforumcidadao

 

programacao1


programacao2


programacao3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *