“7º Fórum Mundial da Água na Coreia amplia o debate sobre “Água para nosso futuro”” is locked 7º Fórum Mundial da Água na Coreia amplia o debate sobre “Água para nosso futuro”

Com mais de 35 mil inscritos de inúmeros países do mundo, o 7º Fórum Mundial da Água foi realizado nas cidades de Daegu e Gyeongju, Coreia do Sul.

Com a temática “Water For Our Future”, a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye e o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, em cerimônia que reuniu mais de 2.000 pessoas e vários Chefes de Estado, abriram o 7º Fórum Mundial da Água em Daegu destacando a importância da água para o planeta e a necessidade urgente de se alinhar ações em prol deste líquido primordial para a vida humana e para o desenvolvimento.

O Fórum Mundial da Água é um evento realizado a cada três anos e organizado pelo Conselho Mundial da Água e pelo país anfitrião. Contribui para o diálogo do processo decisório sobre a água em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características a participação aberta e democrática, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional. As edições anteriores foram realizadas cronologicamente em Marrakesh (Marrocos), Haia (Holanda), Kyoto (Japão), Cidade do México (México), Istambul (Turquia) e Marselha (França).

O Fórum Mundial da Água é uma plataforma para discussão e troca de experiências em questões relevantes que visem promover a gestão dos recursos hídricos e em específico o acesso ao abastecimento de água e ao saneamento. Entre seus objetivos primordiais, o Fórum Mundial da Água reúne especialistas para debater temas relacionados a água, seu gerenciamento e sua distribuição, com formulação de propostas concretas e estímulo a adoção de ações efetivas e soluções adequadas, estabelecendo compromissos políticos duradouros e permanentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste ano, realizado na Coreia do Sul, nas cidades de Daegu e Gyeongju, o 7o Fórum Mundial da Água ampliou o debate sobre a segurança hídrica no planeta, estimulando a formulação de soluções para a preservação dos recursos hídricos com foco em sua disponibilidade e qualidade.

Em suas palavras na abertura do evento, o presidente do Conselho Mundial da Água, o brasileiro Benedito Braga parabenizou a Coreia do Sul pela organização do evento, destacando o papel deste país no cenário mundial no desenvolvimento de ações em prol da água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, destacou em sua fala, a necessidade de que os países mais desenvolvidos invistam em tecnologia e possam disponibilizar estes meios para os países em desenvolvimento. Apontou ainda a importância que seu país dedica à temática da água e conclamou todos a se unirem verdadeiramente pela preservação dos recursos hídricos para o nosso futuro, citando que quem sabe no futuro as duas Coreias possam se unir e esta união seja pela água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 7º Fórum Mundial da Água foi realizado no período entre 12 e 17 de abril nas cidades de Daegu e Gyeongju e se desenvolveu nas discussões de temas prioritários que contemplam questões como garantia de acesso aos serviços de água, harmonização entre água e energia, impacto das mudanças climáticas, gestão dos recursos hídricos, entre outros. Esses temas foram abordados por questões transversais como governança, financiamento de água para todos e condições propícias para a iniciativa.